1º-Porque Educação Financeira?
1º-Porque Educação Financeira?

estudantes 

  

Você alguma vez já se viu endividado???  Você já teve a sensação de que não vai conseguir pagar aquela fatura do cartão de crédito?? Que vai ter que recorrer ao cheque especial junto ao seu banco?? Que tem dívidas demais e que o dinheiro que recebe não vai dar para cobrir as despesas do mês??

 

A maior parte da população brasileira já passou por essa situação, os que mais sofrem com uma situação assim são os chamados classe C e D. Essa gente, pelo menos a maior parte, não teve a oportunidade de estudar em boas escolas, não teve um adequado acesso a saúde, a empregos, a especialização profissional e devido também as políticas públicas que são inseridas em nossa sociedade, não tiveram ou até mesmo nunca ouviram falar em educação financeira.

 

A Educação Financeira é um item importante nas sociedades, pois quando uma população sabe, ao menos de forma simples mas eficaz, como aplicar os recursos disponíveis, os avanços dessa sociedade se dão de forma mais rápida. Maior instrução é igual a maior desenvolvimento econômico e social. Isso é provado nos países de primeiro mundo como E.U.A, ALEMANHA, JAPÃO,  FRANÇA e outros.

 

Países que investiram em educação de qualidade em todos os níveis, obtiveram maior desenvolvimento econômico e consequentemente, social e hoje regem a economia mundial.

 

Você talvez esteja pensando: O QUE TUDO ISSO TEM A VER COMIGO?? Essa resposta é simples: para termos uma sociedade desenvolvida, temos que ter a maior parte das famílias desenvolvidas em todos os sentidos (financeiramente, psicologicamente, vivendo de forma harmônica), pois a família é a base da sociedade e cada família é composta de indivíduos, nesse caso, você que está lendo esse artigo.

 

Hoje em dia, muitas instituições tem investido em informações sobre finanças pessoais, inclusive bancos, entraram nessa corrente. Posso estar enganado mas nem tudo que essas instituições fazem tem por único e exclusivo papel o de informar e transformar a sociedade em uma sociedade mais desenvolvida em finanças. Essas instituições minimizam suas perdas com clientes inadimplentes ao instruí-los sobre como melhor gerir suas finanças.

 

Fazem um papel importante ao passar essas informações, pois de alguma forma, possibilitam o acesso àqueles que ainda não tinham.

 

Não devemos pensar que bancos e instituições financeiras são inimigos das nossas finanças pessoais, muito pelo contrário, essas instituições quando utilizadas por nós de forma consciente, nos possibilitam ganhos financeiros e ainda movimentam toda a nossa economia.

 

Um artigo publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 13 de fevereiro de 2011 indica que a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) irá ensinar Educação Financeira, http://economia.estadao.com.br/noticias/sua-carreira,febraban-vai-ensinar-financas-pessoais,54825,0.htm

 

                Que é considerado pela Federação um aprendizado muito importante, principalmente depois da ampliação do crédito no Brasil.

 

Devido a essa necessidade de informação, foi criado esse site, para que você entre mais nesse mundo das finanças pessoais e entenda que DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE, MAS QUE SE FAZ NECESSÁRIO PARA O BOM ANDAMENTO DA NOSSA FELICIDADE!!!

 

Cursos Online é Cursos 24 Horas