3º-História dos Bancos
3º-História dos Bancos

 

Você, quase que com certeza, tem uma ou mais contas em bancos, contas correntes, poupança ou de investimentos. Se não tem uma conta ainda, pode ter certeza que um dia terá.

 

Você sabe como começaram as instituições bancárias??? Você sabe o porquê são tão importantes hoje em dia???

 

Muitas pessoas que têm dívidas, devem justamente, para bancos. Não se conformam com os juros altos e acabam por repudiar muitas vezes, as atitudes dos banqueiros que cobram juros altos dos seus clientes.

 

Vamos explicar um pouquinho para vocês como essas instituições surgiram e qual a importância delas na sociedade. Não temos o intuito de redimir ou de culpar os bancos pelos juros que cobraram, que acabam complicando a vida de muitas pessoas e empresas. Vamos apenas mostrar para vocês como surgiram, pois informação, nunca é demais!!!

 

No antigo Oriente, na Babilônia, as pessoas iam aos templos para, não apenas adorar, mas também para guardar seus objetos valiosos, pois nesses locais sagrados, tinham a certeza de que não correriam o risco de serem roubadas.

 

Os sacerdotes não cobravam para cuidar desses bens e muitas vezes, algumas pessoas necessitavam de cereais ou outros itens e tomavam emprestado dos sacerdotes. Esses emprestavam esses itens, mesmo não pertencendo a eles à essas pessoas que, quando conseguiam a sua lavoura, devolviam o que pegaram emprestado e muitas vezes, contribuíam dando uma parte da lavoura a mais, como prova de agradecimento ao favor recebido.

 

Depois de algum tempo, surgiu o dinheiro, as pessoas precisavam de lugares seguros para guardá-los, surgiu então algumas figuras que já ouvimos falar como os CAMBISTAS (trocavam um tipo de moeda por outra) e PRESTAMISTAS (que emprestavam dinheiro para as pessoas).

 

Já na Idade Média, os ourives cuidavam e trocavam dinheiro. Esses profissionais eram, geralmente, considerados de confiança pela população então guardavam e emprestavam dinheiro em troca de pequenas taxas nessas transações (para pagar os serviços prestados).

 

Esses mesmos ourives entregavam recibos às pessoas quando essas deixavam dinheiro para que eles guardassem e muitas vezes, elas não voltavam para pegar o dinheiro de volta, ao invés disso, usam os recibos dados pelos ourives para pagar outras dívidas com terceiros. Essas trocas de recibos deram origem às primeiras cédulas.

 

Essas transações feitas pelos ourives fizeram com que eles se tornassem os primeiros “banqueiros”.

 

Os bancos começaram a crescer localmente, depois se espalharam entre os países. Eram uma forma segura dos comerciantes cuidarem do dinheiro, pois não era mais necessário carregar grandes quantias de dinheiro em cada viagem. Uma pessoa podia ter dinheiro em vários bancos de diferentes localidades e países, assim as transações comerciais ficaram mais seguras, dando também maior dinamismo para as atividades dos comerciantes. Os banqueiros também saiam ganhando porque cobravam pela segurança e pelos outros serviços prestados para os comerciantes.

 

Os bancos cresceram e hoje, são instituições gigantes onde quase todo o dinheiro de um país circula.

 

Os bancos têm um papel até muito simples: Existem pessoas que têm dinheiro sobrando e querem obter maiores ganhos guardando seu dinheiro e existem pessoas que precisam de dinheiro para investi-lo em algum negócio, ou seja, há quem quer emprestar e há quem quer emprestado. Essas pessoas geralmente não se conhecem e, muito provavelmente, não haveria confiança o suficiente entre elas para que acontecesse o empréstimo. Entra ai o banco, o banco se torna um intermediário.

 

Quem quer guardar dinheiro e ter rendimento, o banco oferece algumas formas como poupança e paga juros para que as pessoas guardem seu dinheiro. Ao mesmo tempo, o banco pega esse mesmo dinheiro que alguns guardaram e empresta àqueles que precisam de dinheiro para algum tipo de investimento e também cobra juros por isso.

 

Dessa forma, os bancos movimentam o dinheiro, obtém seus ganhos e movimentam a economia.

 

Dessa forma, os bancos conseguem fazer com que o dinheiro se multiplique, pois o período que uma pessoa deixa o dinheiro guardado em, por exemplo, poupança, dá ao banco tempo suficiente de emprestar esse mesmo dinheiro a outra pessoa que efetuará o pagamento com juros mais elevados do que o banco irá pagar para aquele que deixou o dinheiro guardado. Nessa conta, o banco consegue obter seu lucro, pagar seus funcionários e aumentar seu capital.

 

Essa movimentação dá a um país maior circulação de dinheiro, movimenta o comércio através de empréstimos, esses mesmos comerciantes conseguem contratar mais gente para trabalhar e com isso a qualidade de vida de todos melhora.

 

Muito é feito pelos bancos, mas essas mesmas instituições podem causar grandes danos. Quando um banqueiro não cuida bem do dinheiro que foi investido no banco, quando empresta muito mais dinheiro do que o banco tem capacidade de cobrir, esse banco pode entrar em falência e com isso prejudicar todo o comércio que depende desse banco, causa desemprego e empobrece assim o país. Daí a necessidade de leis rígidas que garantam o pagamento das dívidas dos bancos, assim evita-se que a imagem dos bancos e a imagem do país como um todo seja prejudicada no mercado.

 

Quando a atividade bancária é exercida de forma justa, com taxas de juros adequadas para a população que utiliza seus serviços, tanto para poupar, como para pegar emprestado, toda a economia do país se fortalece, daí a importância dos bancos e dos juros bancários.

 

Se um banco não cobra juros de quem pega dinheiro emprestado, não consegue pagar juros para quem poupa, não consegue empregar pessoas, não consegue assim, movimentar a economia e gerar riquezas. Se um banco, cobra juros excessivos daqueles que pegaram emprestado, esses não conseguem poupar dinheiro, logo, o banco não consegue dinheiro para emprestar e isso prejudica e muito a economia de um país.

 

Para mais informações procure o site do BANCO CENTRAL DO BRASIL, que serviu de fonte para esse artigo, através do link: https://www.bcb.gov.br/Pre/educacao/cadernos/bancos.pdf

 

 

 

Um abraço,

 

Cursos Online é Cursos 24 Horas