1º Conceito sobre Riqueza
1º Conceito sobre Riqueza

cofre

 

 

Muitos se perguntam por que não são ricos! Muitos que trabalham, têm uma boa fonte de renda, têm estabilidade financeira, ou seja, têm uma fonte de renda segura, se perguntam o porquê não conseguem acumular riquezas.

 

Todos nós temos o direito de sermos ricos, prósperos, de termos tudo o que queremos. Todas as pessoas desejam sempre o melhor para si, desejam todo o conforto, toda a comodidade para si e para a sua família. Isso é um desejo natural em nós, nascemos com esse desejo de satisfação em tudo o que queremos.

 

Um bebe ao nascer, deseja se não de forma consciente, o conforto e a segurança nos braços da mãe. Por mais que ele não diga, ele sente que essas duas coisas, conforto e segurança, serão encontrados primeiramente nos braços da mãe, depois dos demais entes que passaram a fazer parte da sua vida de forma constante.

 

Quando crescemos, esses desejos de segurança e de conforto continuam existindo. A natureza nos fez porque a natureza deseja o nosso pleno desenvolvimento e assim a natureza mantém a espécie. Muitos acreditam em Deus, em um ser superior que rege a nossa vida. Esse ser superior pode ser chamado de vários nomes dependendo da sua crença.

Para essas pessoas, esse ser superior tem poderes infinitos e pode mudar a trajetória de vida de qualquer pessoa, desde que essa pessoa seja capaz, no mínimo, de acreditar nele.

 

Uma coisa é certa para todas as pessoas: nós não viemos do nada, algo aconteceu no universo para que nós, os seres humanos, pudéssemos estar aqui e muito provavelmente, a nossa existência aqui tenha um propósito coletivo que na visão desse ser superior, foi feito para que tivéssemos objetivos na vida, para que nossa passagem não fosse em vão aqui na terra.

 

Dois desses propósitos são o conforto e a segurança. Todos nós, seres vivos, temos algo em comum: todos têm no instinto a segurança própria e da espécie.

A segurança própria em qualquer ser vivo vem em primeiro lugar. Provas disso são fáceis de achar. Certamente quando temos fome, buscamos algo para saciar essa sensação e quanto mais tempo passa, mais essa vontade de saciar a fome aumenta. No fundo, essa sensação é para a nossa segurança física. Quem já sentiu, em algum momento, fome e essa fome foi crescendo, crescendo até que essa pessoa sentiu  fraqueza, sem forças, essa falta de forças demonstra para o corpo humano que a segurança física, o bom funcionamento do organismo foi comprometido e assim a fome deve ser saciada o mais breve possível.

Quando um ser humano ou um animal se sente ameaçado ou acuado por um perigo qualquer, instintivamente, irá primeiro defender sua integridade física e depois cuidar da segurança física dos seus entes queridos.

 

 

Satisfeita a condição de segurança, o ser humano ou outro animal, irá buscar a sensação de conforto. Um leão, ao ter saciado as suas questões de segurança, alimentar, irá certamente procurar algum lugar para descansar, lugar esse confortável o suficiente para recuperar as forças e se preparar para o dia seguinte.

 

Todos os seres vivos precisam de segurança e conforto. O conforto é necessário para que consigamos atingir o equilíbrio mental e assim enfrentar os próximos desafios cotidianos.

 

Sendo assim todos buscam enfim o conforto e a segurança e a nossa civilização hoje, consegue atingir o máximo de conforto e segurança quando temos recursos. Na nossa sociedade recursos de todas as formas podem ser conseguidos através da riqueza financeira. Saúde, educação, um lar adequado, beleza, exercer atividades culturais e espirituais podem ser mais bem aperfeiçoadas quando temos recursos financeiros que nos possibilitem ter tudo isso. Todas essas necessidades satisfeitas permitem que tenhamos uma saúde mental mais equilibrada e assim todo o resto da nossa saúde física também aumentando a nossa qualidade de vida.

 

Logo, a riqueza, a busca por recursos financeiros são justificáveis, pois possibilitam para as pessoas, um estado físico, mental e espiritual melhor.

 

Quanto ao aspecto espiritual todas as religiões justificam a riqueza alegando simplesmente que esse ser superior é o mais poderoso, mais rico, mais bondoso e  justo que qualquer ser humano existente, oras, se o criador é rico, porque ele haveria de querer que suas criaturas fossem pobres e passassem dificuldades?

 

A riqueza então, não é algo ruim. Querer ser rico é querer a plenitude que a vida pode oferecer e um ser humano pleno e satisfeito produz muito mais para a sociedade do que um ser humano em situação contrária.

 

Para resumir: O ser humano precisa ser pleno. Por instinto buscamos a segurança e o conforto, o ser humano encontra o pleno conforto e segurança quando obtém meios para conseguir tais benfeitorias, na sociedade em que vivemos hoje, essas benfeitorias são conseguidas mais facilmente quando temos recursos financeiros, logo a riqueza se justifica.

Para a satisfação de plenitude o homem entende que o ser supremo é o mais poderoso, rico, bondoso e justo entre todos os seres. Todas as religiões entendem que o ser supremo é o dono de todas as riquezas, logo, se o ser supremo é dono das riquezas e é bondoso para com todos, porque ele havia de querer que as pessoas também não fossem ricas e plenas?

A riqueza é buscada por todos. Todos tomam ações buscando a riqueza que proporcionará segurança, conforto e conseqüentemente o equilíbrio mental e espiritual, assim a busca da riqueza se justifica.

 

O primeiro conceito para ser rico é: aceite que a riqueza é buscada por todos. O homem rico tem ferramentas para buscar a plenitude. Busque a riqueza.